Página Inicial do projeto


2016

 

SEGUNDA-FEIRA

18hIPlay e SAPE

Instituto Politécnico de Leiria (PT)

20h - A REPÚBLICA

Idéias e valores do Ocidente cristão

 

QUARTA-FEIRA

20hPOLÍTICA & CIDADANIA

Reformas Políticas e Cidadania

 

QUINTA- FEIRA

20hUNIVERSO LUSÓFONO

Notícias, comentários, artes

 

SEXTA-FEIRA

20h CONEXÃO BRASIL

Notícias da semana

 

SÁBADO

20h - CULTURAS & IDENTIDADES

O outro lado da história

 

DOMINGO

18hE AGORA JOSÉ?

Discutindo a educação

20h NOITES DE DOMINGO

Autoconhecimento e o ser feliz

 

IMPORTANTE:

Todos os programas ao vivo dependem da disponibilidade de nossos voluntários.

Universo Lusófono

Desde os século XII que os portugueses se começaram a espalhar pelo mundo. Primeiro fizeram-no pela Europa (Flandres, Inglaterra, França). A partir do século XV espalharam-se por África, para depois pela América, a seguir pela Ásia e a Oceania. Em todo o lado fundaram milhares de cidades, criaram vários países ou estiveram na origem da sua independência, ajudando-nos com a sua criatividade e trabalho a desenvolverem-se.

 

A maioria destes portugueses acabou por adotar a nacionalidade dos países que escolheram para viver, apenas uma minoria regressou a Portugal. O que subsiste da suas presença em muitos lugares, são certos traços fisionômicos, nomes de famílias portuguesas e costumes cujo sentido há muito se perdeu no tempo. Apesar de tudo é espantoso que nos sítios mais distantes da terra, milhões de pessoas continuem a manter uma relação muito viva com a pátria dos seus antepassados.

 

O total de portugueses e luso-descendentes até à terceira geração soma cerca de 31,19 milhões no estrangeiro. e Portugal teria atualmente mais de 40 milhões de habitantes, não fosse a emigração.

A conclusão é resultado de um detalhado estudo através de um levantamento de portugueses que emigraram para diversas partes do mundo, entre 1951 e 1965. Hoje não temos números mais atualizados, mas de certo o numero já se elevou.

"Foi um período de grande emigração portuguesa para o mundo, depois da abertura do país, com o fim da II Guerra Mundial", disse o empresário à Lusa. "Durante a guerra, Portugal estava fechado, como uma barragem cheia que se partiu, com uma grande debandada de portugueses à procura de um futuro melhor", disse.

Estatísticas oficiais indicam que 4,53 milhões de portugueses emigraram nesse período, sendo 1,2 milhões para o Brasil, parte para São Paulo e Rio de Janeiro.

 

Para conhecer as principais Comunidades Portuguesas no Mundo CLIQUE AQUI

 

ASSIM, dada a importância da diáspora portuguesa, trazemos semanalmente as principais notícias e novidades do Mundo Português, apresentadas e comentadas por  ALBERTO BLANQUET.

 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

ATENÇÃO - IMPORTANTE

Este programa é uma produção independente de responsabilidade de seus idealizadores. Espaço cedido gratuitamente pela CULTURAonline BRASIL

com a finalidade de transmissão do conhecimento.

Produção de programas: Rede Vale Editora

   Editor Responsável: Filipe de Sousa

Formiguinhas do Vale 2005@ todos os direitos reservados

Código de ética do Jornalismo

Código de ética da radiodifusão

 

TODOS OS PARTICIPANTES EXERCEM VOLUNTARIAMENTE SUAS ATIVIDADES NESTA RÁDIO