HOME

Conexão Brasil - Notícias

Um programa de interação entre todos os Países e Comunidades Lusófonas

no Mundo.Lusófonos,

Abordamos também no programa, manchetes e notícias das mídias africanas e latinoamericanas.

Colabora nesta edição a RÁDIO ONU.

Latinidade

Com a doutrina Monroe, esse nome de tanto sucesso [América] passou a designar o país do norte, enquanto que a primeira América – a de Colombo, Cabral, Vespúcio e Montezuma – passou a ser chamada de América Latina marginalizando as populações indígenas e negras. E este novo nome, também teve muito sucesso não obstante as resistências da Espanha que no fundo sempre se sentiu mais visigótica, fenícia, vândala, moura e judia, que latina.

(BRUIT, 2000 pp. 01).

Da latinidade à lusofonia (entendimento)

Um dos caminhos menos formais de se entrar na história da língua portuguesa como veículo da lusofonia, sem empenhar o rigor do método histórico e lingüístico-filológico da disciplina científica, é penetrar na mensagem extraordinariamente feliz contida no soneto de Olavo Bilac em honra e ufania do nosso idioma:

Língua portuguesa (Olavo Bilac)

Última flor do Lácio, inculta e bela,
És, a um tempo, esplendor e sepultura:
Ouro nativo, que na ganga impura
A bruta mina entre os cascavalhos vela...
Amo-te, assim, desconhecida e obscura,
Tuba de alto clangor, lira singela,
Que tens o trom e o silvo da procela,
E o arrolo da saudade e da ternura!
Amo o teu viço agreste e o teu aroma

Lusofonia:

Lusofonia é o conjunto de identidades culturais existentes em países, regiões, estados ou cidades falantes da língua portuguesa como Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e por diversas pessoas e comunidades em todo o mundo.

Iberofonia

Em espanhol América Latina é uma região da América que engloba os países onde são faladas, primordialmente, línguas românicas (derivadas do latim) - no caso, o espanhol, o português e o francês. A América Latina tem uma área aproximada de 21 069 501 km², cerca de 3,9 por cento da superfície da Terra, ou cerca de 14,1 por cento da sua superfície terrestre. Em 2008, a sua população estava estimada em mais de 569 milhões de habitantes.
A América Latina compreende a quase totalidade da América do Sul e Central Continental: as exceções são os países sul-americanos Guiana e Suriname e o centro-americano Belize, que são países de línguas germânicas.

Também engloba alguns países da América Central Insular (países compostos de ilhas e arquipélagos banhados pelo Mar do Caribe), como Cuba, Haiti e República Dominicana.

África

A maioria dos países que compõem o continente africano apresenta muitas similaridades com o Brasil. Primeiramente, os aspectos naturais de ambos têm em comum a presença de extensas áreas florestadas, como a Amazônia brasileira e a Floresta Equatorial do Congo. Em seus territórios estão localizados os dois maiores rios em volume de água do mundo, o rio Amazonas e o rio Congo, respectivamente. Outro ponto em comum são as enormes faixas de clima tropical recobertas por vegetação esparsas, conhecida como Savanas, na África, e Cerrado, no Brasil. Também se evidencia a identidade do Brasil com a África, raízes ficadas em seu território através da época dos navios negreiros.

Talvez uma das maiores identidades mundiais esteja aqui no Brasil.

Na sua musica e nas suas religiões, trazidas por este imenso contingente de escravos.

O Programa

Se busca através deste programa o entendimento do papel do Brasil como País propulsor de uma união, que através de seus peculiares laços culturais, possa trazer segurança a cada um dos Países e sobretudo um desenvolvimento uniforme tanto na área social como econômica, além da livre circulação.

ATENÇÃO - IMPORTANTE

Este programa é uma produção independente de responsabilidade de seu idealizador. Espaço cedido gratuitamente pela CULTURAonline BRASIL com a finalidade de transmissão do conhecimento.

========================================================================================================

   Editor Responsável: Filipe de Sousa

PAÍSES MEMBROS

 

Comunidade de Países Lusófonos

Clique no país

Conheça!

 

Angola

Brasil

Cabo Verde

Guiné-Bissau

Guiné Equatorial

 Moçambique

Portugal

 São Tomé e Príncipe

 Timor Leste

 

===============

 

MERCOSUL

 

 Argentina

 Brasil

 Paraguai

 Uruguai

 Venezuela

 

Estados Associados

 

 Bolívia

 Chile

Colômbia

Equador

Peru

 

Observador

México

 

================

 

Línguas faladas:

Português

Espanhol

Guarani

Línguas Nativas Africanas

 

===============

 Faça parte do Nosso Time  Inscreva-se

VOLUNTÁRIOS

==================

Conheça

 

Mil Brasil está integrado no grande movimento internacional, presente em todos os Países Lusófonos, isto é, todos os Países de Língua Oficial Portuguesa, visando reforçar laços de fraternidade e união entre todos os Estados Lusófonos.

 

 

 

===============================================================================================================

Lusofonia - Africanidade - Latinidade

América Latina x Mercosul

            

GOSTOU? Chame seus amigos para se juntarem a nós! Tweetar

Juntos seremos mais fortes! 

SEJA UM RETRANSMISSOR DE CONHECIMENTO,  junte-se a nós!

Projeto iniciado em 2007 site atualizado em 19-02-2020
Copyright©culturaonlinebrasil