CULTURAonline BRASIL

                                                                                                                                              Democratizando o conhecimento

HOME

 

 

Comunidade de Países Lusófonos

Clique no país

Conheça!

 

Angola

Brasil

Cabo Verde

Guiné-Bissau

Moçambique

Portugal

 São Tomé e Príncipe

 Timor Leste

Portugueses no Mundo

São Tomé e Príncipe

Oficialmente República Democrática de São Tomé e Príncipe, é um estado insular localizado no Golfo da Guiné, composto por duas ilhas principais e várias ilhotas, num total de 1001 km², com cerca de 160 mil habitantes.
Capital: São Tomé
Moeda: Dobra
Continente: África
População: 188.098 (2012) Banco Mundial
Língua oficial: Língua portuguesa
Governo: Semipresidencialismo, Democracia representativa, Democracia

Estado insular, não tem fronteiras terrestres, mas situa-se relativamente próximo das costas do Gabão, Guiné Equatorial, Camarões e Nigéria.
As ilhas de São Tomé e Príncipe estiveram desabitadas até 1470, quando os navegadores portugueses João de Santarém e Pedro Escobar as descobriram. Foi então, uma colônia de Portugal desde o século XV até sua independência em 12 de julho de 1975. É um dos membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

As ilhas de São Tomé e do Príncipe ficam situadas junto à linha do Equador (atravessa o Ilhéu das Rolas) e a cerca de 300 km da costa Ocidental de África. Todo o arquipélago está inserido no rifte da linha vulcânica dos Camarões.

São Tomé e Príncipe tem um clima do tipo equatorial, quente e úmido, com temperaturas médias anuais que variam entre os 22 °C e os 30 °C. É um país com uma multiplicidade de microclimas, definidos, principalmente, em função da pluviosidade, da temperatura e da localização. A temperatura varia em função da altitude e do relevo.

A política de São Tomé e Príncipe é uma república semi-presidencialista democracia representativa, o presidente é o chefe de estado e o primeiro-ministro é o chefe de governo.
A Constituição de 2003 é a principal lei do país, tendo sido adotada pela Lei n.º1/03, de 29 de Janeiro de 2003. Outras normas jurídicas importantes do país são a Lei nº 8/1991 (Lei Base do Sistema Judiciário), a Lei nº 10/1991 (Estatuto dos Magistrados Judiciais), a Lei nº. 5/1997 (Estatuto da Função Pública).

São Tomé e Príncipe tem apostado no turismo para o seu desenvolvimento 8 , mas a recente descoberta de jazidas de petróleo nas suas águas abriu novas, embora ainda mal definidas perspectivas para o futuro. A atividade pesqueira continua a ser uma das principais atividades econômicas do país. O país continua também a manter estreitas relações bilaterais com Portugal.

Cultura

No folclore santomense são de destacar a sobrevivência de dois autos renascentistas (século XVI): " A Tragédia do marquês de Mântua e do Príncipe D. Carlos Magno", denominado localmente de "Tchiloli" e o "São Lourenço" (por ser representado no dia deste santo) e que é idêntico aos "Autos de Floripes"9 que ainda hoje é representado na aldeia das Neves, perto de Viana do Castelo.
A Cena Lusófona editou um livro, Floripes Negra, em que Augusto Baptista, ensaísta e fotógrafo, faz um levantamento sobre as origens do "Auto da Floripes" e as suas ligações com Portugal.

Distritos de São Tomé e Príncipe

Ilha de São Tomé :
Água Grande (1)
Cantagalo (2)
Caué (3)
Lembá (4)
Lobata (5)
Mé-Zóchi (6)

Ilha do Príncipe
Pagué (7)

Educação

A nível superior existem neste momento as seguintes instituições:
- Instituto Superior Politécnico (ISP)
- Instituto Universitário de Contabilidade, Administração e Informática (IUCAI)
- Universidade Lusíada

 

 

GOSTOU? Chame seus amigos para se juntarem a nós! Tweetar

Juntos seremos mais fortes! 

SEJA UM RETRANSMISSOR DE CONHECIMENTO,  junte-se a nós!

Projeto iniciado em 2007 site atualizado em 19-02-2020
Copyright©culturaonlinebrasil